Grupos 2025
Apresentamos todos os grupos participantes do Moreira Folkfest - Festival Internacional de Folclore da Maia 2025 para que fiquem a conhecer um pouco dos países que nos estão visitar de 25 de Julho a 2 de Agosto.

A Formação Artística Cultural “HUAYRA MUYOJ” foi fundada a 19 de Abril de 1968 pelo Professor Héctor Hugo Rebollo e pela Srª Camila Acela Soria de Rebollo.
Desde 1981 que a Direção Artística está a cargo do Professor Rodolfo Revollo e Gabriela Saavedra.
Foram realizadas dezasseis digressões por diferentes países europeus nos anos de 1985 A a 2023 em França, Espanha, Bélgica, Suíça, Portugal, Grécia, Itália e Holanda obtendo as seguintes menções:
-
1º Prémio em Chateneauf-Du-Faou - França;
-
Medalha de Prata em Dijon - França;
-
Medalha de Bronze em Dijon - França;
-
Foram recebidos por Sua Santidade o Papa João Paulo II (1988);
-
Escolhidas para filmar em Paris para a Antena 2 (1991);
-
Recebidas pelo Embaixador da Argentina na Bélgica (1992);
-
1º Prémio em Port Sur Saone (França),
-
Medalha de Bronze em Dijon - França (2009);
-
1º Prémio no 17º Festival de Danças Tradicionais – Aigio- Patra Grécia (2023);
-
Dançaram para Sua Santidade Francisco I (2015).
A Escola Provincial de Danza-Castro Floxo, foi fundada em 1977 e é um grupo de folclore com o objetivo de recuperar, estudar e divulgar as tradições culturais da Galiza. O seu trabalho inclui a recriação autêntica de danças, músicas, cantares, trajes e ofícios tradicionais, fruto de um intenso processo de investigação etnográfica em aldeias galegas.
Com sede em Ourense e mais de 300 alunos, a escola é um projeto da Deputação de Ourense desde 1984 e integra o Centro de Cultura Popular “Xaquín Lorenzo”. O seu repertório inclui danças como moinheiras, jotas, mazurcas e danças rituais, interpretadas com instrumentos tradicionais como gaitas, pandeiretas e tambores, e com uma vasta coleção de trajes típicos.
Ao longo da sua história, o grupo já atuou em mais de 30 países (incluindo Alemanha, França, Rússia, Taiwan e Brasil), sendo embaixador da cultura galega pelo mundo. Em 2025, destacam-se atuações no Festival de la Fruta y las Flores (Ambato, Equador) e no Festival Internacional de Východná (Eslováquia).


O Conjunto Folclórico Nikola Jonkov Vapcarov foi fundado em 1978, na cidade de Skopje, na República da Macedónia do Norte.
Ao longo dos seus 46 anos de existência, o grupo conquistou diversos prémios e distinções em festivais internacionais. Só na última década, destacam-se as seguintes participações e galardões:
-
1.º lugar (4 vezes) e 3.º lugar (2 vezes) no Festival de Folclore de Zakopane, Polónia (2014);
-
1.º lugar na Roménia (2017);
-
2.º lugar na Hungria (2018);
-
3.º lugar na Turquia (2018);
-
1.º lugar na Roménia (2021);
-
1.º lugar na Montenegro (2022);
-
3.º lugar em Espanha (2023);
-
1.º lugar na Turquia (2024) para o “traje feminino mais autêntico”.
O grupo é membro da SOFAM – União dos Conjuntos Folclóricos da Macedónia, secção nacional do CIOFF, e é apoiado oficialmente pelo Estado, participando ativamente em diversas manifestações culturais nacionais e internacionais.
Atualmente, o conjunto é dirigido pelo Diretor Artístico Martin Cvetkovski, em colaboração com uma equipa de seis professores profissionais e um conselho diretivo. O grupo conta com cerca de 230 membros ativos, distribuídos por 12 grupos de folclore, organizados por faixas etárias, incluindo ainda grupos vocais e instrumentais.
Com uma vasta tradição e um repertório profundamente enraizado na cultura macedónia, o Conjunto Nikola Jonkov Vapcarov é um verdadeiro embaixador do folclore dos Balcãs, promovendo a preservação, a autenticidade e o orgulho identitário da sua nação.
TEXTO EM COMPOSIÇÃO


Representado pela associação “Kulturalne Miasto w Mieście”, membro da secção polaca do CIOFF com o número 193. São um grupo com mais de 49 anos de experiência. Atualmente, contam com mais de 120 pessoas, divididas por vários grupos etários, desde crianças de 6 anos até grupos de adultos.
Tem a sua própria banda musical, composta por: violino, trompete, clarinete, flauta transversal, acordeão, baixo, prim (instrumento tradicional) e guitarra.
Apresentamos dois grupos em festivais:
-
Grupo juvenil – até aos 16 anos;
-
Grupo adulto – composto por estudantes e pessoas ativas profissionalmente.
O repertório inclui danças e canções de 9 regiões da Polónia (Baixa Silésia, Alta Silésia, Mazóvia, Cracóvia, Wielkopolska, Lublin, Rzeszów, Spisz e Biłgoraj), bem como dois bailados nacionais polacos – o Polonez e o Mazur.
Participaram em inúmeros festivais de folclore na Polónia e no estrangeiro, em vários países da Europa. O grupo também realiza concertos locais, nos quais os jovens dançarinos e cantores têm a oportunidade de ganhar experiência e familiaridade com o palco.
A líder do grupo é a coreógrafa Elzbieta Andrusieczko-Tor, membro da organização polaca do CIOFF e especialista em danças tradicionais da Polónia. O diretor organizacional, Sławek Ratajski, é também membro da organização polaca do CIOFF.
O “Grupo Regional de Moreira da Maia” foi fundado em 1934 e representa uma pequena parcela do valioso tesouro que constitui o património cultural das gentes das terras da Maia e devido as suas tradições, como as suas danças e cantares é considerado o mais fiel representante das atividades culturais da Maia.
Como principal organizador e fundador do Moreira Folkfest, o “Grupo Regional de Moreira da Maia” conta já com 15 edições deste grande festival, tendo o seu primeiro festival internacional de folclore começado em 2007, marcando assim o inicio de um grande evento cultural que tem como principal objetivo lutar pela união das culturas presentes por todo o mundo e trazer essa magica celebração para as terras da Maia, de onde o grupo nasceu.


O Estúdio Infantil “Cossacks of Podillia” pertence ao Conjunto Académico Estatal de Canções e Danças “Cossacks of Podillia” da Filarmónica Regional de Khmelnytskyi e foi fundado em 2010.
A direção artística está a cargo do Artista Honorário da Ucrânia, Serhii Kachurynets, que também assume o papel de coreógrafo principal do conjunto profissional. A equipa artística do estúdio inclui os coreógrafos Oleh Kapeliukh e Vasyl Satko, bem como o maestro acompanhador Yaroslav Kaminskyi.
Este estúdio infantil é vencedor e laureado de inúmeros festivais e concursos internacionais, nacionais e regionais, tendo já conquistado dezasseis Grandes Prémios. Pela sua intensa atividade criativa, excelência na execução artística e dedicação à preservação das tradições nacionais ucranianas, o grupo tem sido amplamente distinguido com diplomas de mérito e menções honrosas.
O repertório do grupo inclui 20 coreografias distintas, representando várias regiões da Ucrânia. Os alunos do estúdio participam ativamente em programas de concertos e eventos festivos em diversos palcos do país, frequentemente ao lado dos artistas profissionais do conjunto académico.
Um dos maiores orgulhos do estúdio é a organização do festival-concurso de dança folclórica “The Everlasting Cossacks”, iniciativa liderada pelo diretor artístico Serhii Kachurynets.
O estúdio continua em constante crescimento, desenvolvendo novas composições coreográficas e trabalhando continuamente para elevar o nível artístico e profissional dos seus jovens bailarinos.
O “Cossacks of Podillia” assume, assim, um papel fundamental no desenvolvimento da arte coreográfica na Ucrânia, bem como na educação patriótica e cultural das novas gerações, através de uma arte inspiradora e profundamente enraizada na identidade do seu povo.