top of page

Grupos 2024

Apresentamos todos os grupos participantes do Moreira Folkfest 2024 para que fiquem a conhecer um pouco dos países que nos estão visitar de 27 de Julho a 3 de Agosto.

Brasil - GRUPO PARAFOLCLÓRICO “VAIANGÁ”.png

O "Grupo Parafolclórico Vaiangá" é uma instituição com 36 anos de história, fundada em 1988 pela professora Maria de Nazaré do Ó Ribeiro.
Com o objetivo de incentivar, cultivar, valorizar e preservar o folclore, o grupo se dedica e estimula à criação artística por meio da música, dança e teatro, buscando a integração com a comunidade e a sociedade em que atua, além de realizar intercâmbios culturais a nível nacional e internacional.

O “Raices Danzas Folcloricas” é um grupo de artistas que amam as tradições, costumes e saberes antigos que na maior parte são transmitida pelos seus avós, pais e familiares da herança latino-americana.

Este grupo apresenta danças folclóricas colombianas do estado de Rhode Island nos Estados Unidos da América e em cada uma das suas atuações artísticas, os bailarinos refletem todo o conhecimento popular da idiossincrasia colombiana.

Tem como principal missão promover a cultura, a tradição e o folclore entre as crianças, jovens e adultos do estado de Rhode Island e apresentam a visão de que o Raices será o epicentro da cultura, tradição e folclore para toda a América do Norte e o mundo, a partir do estado de Rhode Island.

Colombia - Raices Danzas Folcloricas.png
México - BALLET FOLKLORICO DEL POTOSÍ.png

O "Ballet Folklórico del Potosí" de COBACH 01, dirigido pelo Lic. Enrique Delgadillo Medin, nasceu da necessidade de oferecer aos jovens uma formação artística formal paralela à sua formação académica em fevereiro de 2007.

O "Ballet Folklórico del Potosí" tem o objetivo de oferecer ao seu público um espetáculo de dança cheio de diversidade e inovação com a qual pode transmitir sensações e emoções sem deixar de lado o tradicional e a investigação oportuna e exaustiva das diferentes regiões no seu repertório e, é claro, para difundir o amor e a paixão que eles tem pelo México.

É um grupo formado maioritariamente por estudantes do ensino secundário, para além disso, distinguiu-se pela sua qualidade de execução e interpretação dos seus bailarinos, que têm um grande compromisso e entendem a responsabilidade de serem difusores da Dança Tradicional Mexicana.

O "Folk Song And Dance Group Świerczkowiacy" sediado no Centro de Arte Mościce, em Tarnów, o grupo tem alimentado o legado vívido dos costumes e tradições regionais nos últimos 60 anos.

Durante esse tempo, a Świerczkowiacy tem vindo a popularizar as tradições e a arte popular polacas, tanto no país como no estrangeiro. O grupo tem também realizado atividades educativas dirigidas a crianças, jovens e adultos, com especial atenção para os seus membros. Arquivam e armazenam materiais etnográficos relacionados com domínios como a música, as canções, a dança e os trajes nacionais. Esforçam-se por promover a conformidade etnográfica e histórica na apresentação da arte popular regional através da pesquisa de fontes disponíveis, da consulta de especialistas, bem como da realização de programas que são objeto de verificação e avaliação por peritos. Os seus colaboradores publicam os seus próprios artigos, cooperam como grupo de peritos com vários grupos folclóricos polacos e estrangeiros e participam em júris de concursos. O grupo está associado ao Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Folclóricas (CIOFF), registado com o nº14, sendo um dos primeiros na Polónia.

Polónia - Świerczkowiacy Song And Dance Ensemble.png
Portugal - GRUPO REGIONAL MOREIRA DA MAIA.png

O “Grupo Regional de Moreira da Maia” foi fundado em 1934 e representa uma pequena parcela do valioso tesouro que constitui o património cultural das gentes das terras da Maia e devido as suas tradições, como as suas danças e cantares é considerado o mais fiel representante das atividades culturais da Maia.

Como principal organizador e fundador do Moreira Folkfest, o “Grupo Regional de Moreira da Maia” conta já com 15 edições deste grande festival, tendo o seu primeiro festival internacional de folclore começado em 2007, marcando assim o inicio de um grande evento cultural que tem como principal objetivo lutar pela união das culturas presentes por todo o mundo e trazer essa magica celebração para as terras da Maia, de onde o grupo nasceu.

O "Ansamblul Someșana" é um grupo de bailarinos e músicos de Dej, na Transilvânia, que foi criado há 60 anos e são a sexta geração de bailarinos. Apresentam danças tradicionais de muitas regiões da Roménia, como a Transilvânia, Maramures, Oltenia, Mures e outras. Já contam com muitas digressões pela França, Turquia, Suíça, República da Moldávia, Eslovénia e Itália. 

Roménia - Ansamblul Someșana.png
Taiwan - Joy Dance, Culture and Art Group.png

O “Joy Dance Culture and Art Group” está sob a alçada da Associação de Promoção da Cultura Humana Oriental Chinesa. Fundado pela Sra. Wei, Qui-yen em Taizhong, na parte central de Taiwan, em 1997, os seus membros variam entre crianças e adultos. Inicialmente, dedicava-se a espetáculos de caridade e, com o passar do tempo, alargou-se à educação artística, à criação e à apresentação. A vida real e a natureza são o tema principal para a criação deste grupo. As danças, realizadas pelo grupo, variam entre o Kong- fu chinês, a dança folclórica e as danças modernas. Quanto ao estilo das danças tradicionais e folclóricas, executadas pelo grupo, é estilizado com a criação na base da cultura local.

bottom of page